top of page

Proposta #19: IA e o Futuro das Profissões: Esporte, Cultura e Empreendedorismo, Lazer, Educação - Caminho Diferente de Bill Gates

Com o avanço da inteligência artificial, Bill Gates destacou que três tipos de profissões têm maior chance de se destacar: aquelas que dependem da criatividade (como design e artes), da empatia humana (como enfermagem e trabalho social), e da ciência e engenharia, que exigem um alto nível de complexidade e pensamento crítico. São áreas que ainda contam com habilidades que a IA não consegue replicar totalmente.

Nesse cenário, vejo uma oportunidade valiosa de expandir ao máximo a exploração de setores como esporte, lazer, turismo, cultura, empreendedorismo e educação, por meio de uma integração entre iniciativas públicas e privadas, com foco em inovação e acessibilidade. Esses segmentos têm um potencial incrível para fomentar o desenvolvimento econômico e social, além de melhorar a qualidade de vida e criar novas oportunidades.

Acredito que isso pode ser realizado através da criação de plataformas digitais que conectem esses setores com uma audiência mais ampla, facilitando o acesso a eventos, experiências e capacitações. Parcerias entre governos, empresas e startups também podem impulsionar o empreendedorismo local, criando empregos e promovendo a criatividade. No campo da educação, podemos expandir com programas que combinem aprendizado prático e acadêmico, com o uso da tecnologia para transformar a maneira como as pessoas se conectam com o esporte, cultura e turismo.

Vejo também a chance de integrar o esporte e o turismo ao empreendedorismo, estimulando a criação de novos negócios locais, experiências imersivas, além de eventos esportivos e culturais que não só atraiam turistas, mas também movimentem a economia regional.

Publicado no dia 22 de outubro de 2024, no LinkedIn.


Comentários


bottom of page